Coleção: Ciências Humanas
A obra ora apresentada foi organizada a partir de diferentes olhares sobre a religiosidade popular brasileira. Os primeiros olhares, presentes na unidade 01, consistem numa variedade de textos cujo eixo principal e norteador consiste, fundamentalmente, em uma melhor compreensão de temáticas das religiões de matriz africana no Brasil. Espera-se, assim, a partir da leitura destes textos, que o leitor possa abraçar a diversidade do campo religioso brasileiro em uma de suas dimensões mais ricas e complexas. Avançando ainda mais o olhar para o campo religioso brasileiro, a unidade 02 têm, como temática principal, a discussão acerca da falácia do estado laico. Nesta unidade, os textos buscam discutir a defesa da liberdade de crença no Brasil, bem como a necessidade do respeito a diversidade religiosa em nosso país. A unidade 03 tem, como objeto principal, a discussão acerca das relações entre a religião e a educação no contexto brasileiro, em geral, e, mais especificadamente, das religiões de matriz africana em específico. Espera-se, aqui, que os textos lancem luzes acerca dos desafios e possibilidades postas na relação entre a escola e a religião, especialmente no que tange ao papel do professor. A unidade 04 deste livro caminha em direção a uma melhor compreensão das interlocuções entre o sagrado e as festas populares brasileiras. Contemplando textos que abarcam tanto festas religiosas católicas quanto de matriz africana, a unidade busca oferecer ao leitor, alguns olhares sobre a dinâmica e a especificidade de tais manifestações culturais em nosso país. Por fim, a unidade 05 apresenta alguns olhares de temáticas relacionadas as religiões de matriz judaico-cristã. Perpassando uma variedade de temas como, por exemplo, as relações entre mídia, imigração e religião, a unidade busca encaixar algumas peças deste rico e complexo campo religioso brasileiro.