Coleção: Ciências Humanas
Motivada pelas evidências empíricas advindas da atuação da autora como professora e vice-diretora da Rede Municipal de Ensino do município de Uberlândia-MG (RME/UDI), esta obra apresenta os resultados de uma investigação acerca da experiência de implementação da gestão democrática nas escolas desse município, no período de 2001 a 2004, por meio do Programa Escola Cidadã. Discute, assim, a consolidação da gestão democrática do ensino público e os limites e possibilidades no processo de democratização da educação, buscando relacionar aos contextos mais amplos da realidade nacional e global do desenvolvimento do modo de produção capitalista, a partir dos anos 1990. Por meio dessa investigação, a autora analisa, ainda, as concepções de democracia presentes no mundo atual e sua ascensão à condição de principal forma de organização política no mundo ocidental, nas políticas educacionais da década de 1990, no Programa Escola Cidadã e nas racionalidades dos sujeitos envolvidos, assim como seus desdobramentos e as implicações para a gestão democrática da educação.