Coleção: Ciências Humanas
Este e-book reúne artigos que foram escritos por um grupo professores universitários e pesquisadores a partir de suas vivências e reflexões como docentes do “Curso de Especialização em Inclusão da Diversidade no Espaço Escolar”, ofertado pela então Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP-UFU), entre os anos de 2016 e 2017 e abordar temáticas importantes sobre inclusão da diversidade no espaço escolar, a partir de um panorama das controvérsias, desafios e perspectivas deste campo de saberes. Para além da fundamentação teórica, os textos apresentam argumentos provocadores do raciocínio crítico do leitor sobre métodos de promoção da inclusão social, de fato, por meio da educação. O tom instigador se dá pelo cuidado no qual os autores docentes tiveram em demonstrar o status atual, experiências e alcances das práticas, mas, também, quando detalham os pontos nevrálgicos das estratégias de inclusão, que ainda necessitam de mais pesquisas e aprimoramento das tecnologias pedagógicas. A expectativa é de que o livro seja adotado como ferramenta de promoção de debates, mas, também, como auxiliar no desenvolvimento de projetos interdisciplinares de ampla abrangência, na educação, saúde, política, cultura e outras manifestações humanas.