Coleção: Ciências Humanas
Este livro é o primeiro volume de uma coleção que se propõe a refletir sobre a educação brasileira contemporânea. Tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais de debates sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática pedagógica da escola na atualidade. Temas como bullying, inclusão, educação infantil, gestão e liderança, consumidor, uso das TICs, formação docente, letramento e alfabetização, bem como a presença do funk em práticas sociais, serão tratados nesse primeiro volume. Para nós, docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais interessa pensar os transbordamentos possíveis entre diferentes mas importantes temáticas que permeiam nossa educação. Foi com esse intuito que esse livro foi escrito. É um prazer enorme poder compartilhar com você este livro, que foi organizado a fim de estimular pensamentos e diálogos sobre temas educacionais relevantes no contexto educacional atual. Para os textos desta publicação, convidamos grandes educadores e pesquisadores de variadas universidades que estão envolvidos no processo educacional da universidade pública brasileira. São pessoas de diferentes áreas do conhecimento e, cada um, com sua percepção e a partir de seu terreno de origem, trouxe um olhar diferenciado e esclarecedor sobre nossas ações e uma série de questões tangentes. Te convidamos, portanto, para uma deriva pelas páginas, imagens e textos que se seguem.